agosto 24, 2013

Faltam mas é tomates (e dinheiro para os comprar)


É um fenómeno curioso: o país ergue-se indignado, moureja o dia inteiro indignado, come, bebe e diverte-se indignado mas não passa disto. Falta-lhe o romantismo cívico da agressão. Somos, socialmente, uma colectividade pacífica de revoltados.
[Miguel Torga]


agosto 18, 2013

Tanta bruma e afinal o Patrício vai à baliza


O Sporting recebe (daqui a pouco) o Arouca, logo na 1ª jornada do campeonato, quer dizer, a Serra da Freita vai a Monsanto, mais ou menos. A sério. É cultura!

agosto 15, 2013

Explosões do acaso


Para lutar contra o mal recomendava a aprendizagem da leitura, uma leitura que compreendia os números, as cores, os sinais e a disposição dos objectos minúsculos, os programas de televisão nocturnos ou matinais, os filmes esquecidos. Não acreditava, no entanto, na vingança: era contra a pena de morte e a favor de uma reforma radical das prisões. Andava sempre armado e defendia o direito dos cidadãos a andarem com armas, único meio de prevenir a fascização do Estado.

“Estrela Distante”,  Roberto Bolaño

agosto 13, 2013

Mais um brilharete no concurso de homens-estátua


Diz que a estátua do cónego Melo colocada em Braga no sábado, foi retocada durante a madrugada desta terça-feira. O apelo tem o patrocínio de vários quadrantes, e estamos certos que a missiva irá de encontro aos mais altos desígnios da reputada comunidade bracarense.

agosto 02, 2013

Estou a ganhar coragem para começar a ler isto:


Mas esta capa até mete nojo aos cães. Aquele fundo em azulinho pacífico, as letras do título e do nome do autor em relevo, o tipo de letra, tudo contribui para esquadrinhar as entranhas. Quando acabar de vomitar e arrancar a capa lá começarei, com fastio. Entretanto, os escritores de antes