março 20, 2020

Isolamento (I)

As ruas estão desertas mas a cidade continua povoada. Menos movimentos pendulares e muita gente em casa, eis a cidade de Braga vista (sonhada?) da janela. Ontem em conversa telefónica um amigo dizia-me, meio a brincar mas muito a sério (pareceu-me), que esta cidade (talvez nem tanto) com menos automóveis, menos ruído, menos poluição, menos gente a correr de um lado para o outro, era a cidade que ambicionávamos. Não era. Não podia ser. O que desejávamos era uma cidade de escala humana (e Braga geograficamente ainda não é uma cidade demasiado grande), onde se pudesse andar a pé, de bicicleta, com bons transportes públicos, melhor urbanismo (bem sei dos erros estruturais do passado), mais parques, menos trânsito. Mais tempo para todos. Sem fundamentalismos.

A primeira fotografia que aqui vos deixo foi tirada a 13 de Fevereiro. Cerca de um mês antes, talvez um pouco mais, tinham-me dito que por ali (eu já digo o sítio e a situação) iria nascer mais um espaço comercial ligado à distribuição (e/ou fast food). Pelo menos mais um. Durante anos a única construção do local era uma barraca de uma qualquer imobiliária, associada a uma suposta urbanização que nunca surgiu, ou a mais uma empresa de construção que desapareceu do mapa. Tudo coisas não documentadas pela Netflix. Estas nesgas de terrenos que restam na cidade, interstícios deixados ao acaso entre prédios, automóveis (sobretudo automóveis) entulho e ervas daninhas, são pequenos nacos à espera de serem devorados e especulados.  

(Braga - 13/02/2020)

Este espaço em construção fica na rua Américo Rodrigues Barbosa, uma rua cuja entrada apenas é permitida a quem desce, isto é, quem venha da Rotunda de Infias, ou da Rua do Regimento da Cavalaria 8, onde sita o Pingo Doce. A situação? Bom, estamos ao largo da caótica rotunda de Infias, vários colégios (D. Diogo é uma dor de cabeça permanente), Liceu Sá de Miranda, vários milhares de pessoas a residir; junto ao nó de Infias, porta de entrada/saída da cidade tanto para Norte, como para Oeste, à rodovia, às autoestradas e vários destinos, ligação à corda comercial da cidade que se estende do espaço comercial Nova Arcada a Norte onde sita o IKEA, passando pelo Braga Parque, e por aí fora, até ao Minho Center, Leroy Merlin, etc. Não vamos perder tempo com as minudências do trânsito, dos estacionamentos, dos atrasos, do stress, nem vamos lembrar a Braga dos dias de chuva, linda, caótica, cinzenta. Importa referir que nos últimos três anos o tempo perdido nesta zona em hora de ponta praticamente triplicou. Eu sou um bom estudo experiencial para aqui chegarmos.

(18/03/2020)

E aqui chegados, pensamos na importância estratégica(?) de mais este espaço comercial, na sua localização (a propósito, a rua Américo Rodrigues Barbosa é um beco sem saída, - o que sairá daqui?), no trânsito resultante, nos estacionamentos. Na nossa vida de todos os dias. As obras continuam (como continuam as operações cosméticas das ruas António Marinho e adjacentes) como se poderá ver na fotografia acima. Mas agora as ruas estão desertas numa cidade povoada de fantasmas. De medo. De solidão e isolamento. E de repente estas coisas todas são vistas sob uma outra perspectiva, à luz de um desejo absurdo de normalidade. Mas não nos deixemos enganar. A normalidade, ainda assim, poderia ser bem diferente. E agora até temos algum tempo para pensar nisso.   


Nota: a desatar o nó de Infias desde 29/04/2019, mas sem mãos. 

Nenhum comentário: