março 02, 2015

Subsídios para uma história natural da destruição


A leitura disto recordou-me este livro:

O catalisador [do milagre económico alemão] foi uma dimensão puramente imaterial: uma torrente de energia psíquica que ainda hoje não secou e cuja nascente se encontra no segredo bem guardado dos cadáveres em que assentam as fundações do nosso Estado, um segredo que manteve os Alemães unidos a seguir à guerra e ainda hoje assim os mantém, mais estreitamente do que qualquer objectivo positivo, no sentido da realização da democracia, jamais logrou alcançar. Talvez seja oportuno não esquecer esse contexto, agora que o projecto da criação da grande Europa, que já falhou duas vezes, entrou numa nova fase e que a esfera de influência do Deutschmark - a história tem maneiras de se repetir - parece alargar-se precisamente até aos limites do território ocupado pel Wehrmacht no ano de 1941. 

W.G.Sebald, "História Natural da Destruição" - volume que resulta da compilação (com alterações) de um conjunto de lições proferidas em Zurique corria o ano de... 1997. Visionário?

Hoje o que pesa não é (apenas) a ausência de memória (passe a amnésia congénita de alguma da ladroagem), não, grassa uma ignorância miudinha, viral, que tudo relativiza e nada conhece. São muitos os que dela padecem, mais do que as mães.

Nenhum comentário: