setembro 15, 2019

Robert Frank

“New York City, 7 Bleecker Street,” September, 1993.

“Parade – Hoboken, New Jersey,” 1955. (From “The Americans.”)

“Charleston, South Carolina,” 1955. (From “The Americans.”)
Robert Frank (1924-2019)


Fiquei à beira de ser fotógrafo. Falei disso por falar recentemente. Perguntaram-me: de casamentos e baptizados? Mais ou menos, dei por mim a responder. O que recordo mesmo é de andar com as mãos em concha pela cidade do Porto. Por aí lembro-me bem. Lembro-me de sonhar com películas a preto e branco e quartos escuros. Sempre gostei de quartos escuros, sempre não, a partir dos cinco anos. Acho que fotografei o Porto todo em poucas tardes, guardando as películas no cérebro. Devo ter fotografado outros sítios e pessoas, sempre com as mãos em concha, insisti, por razões de trabalho nas máquinas digitais, mas a partir do advento dos telemóveis decidi deixar de guardar as minhas películas numa bagagem no cérebro. Teríamos que inventar uma nova palavra para fotografia: desenhar com luz já não é verdadeiro. 

Nenhum comentário: