março 21, 2016

O valente soldado Chveik


Tenho a edição de bolso da "Europa-América" (é só olhar para a imagem acima), encontrada num alfarrabista, em estado vegetativo mas como novo. A colecção de bolso da "Europa-América" foi, durante muitos anos, a única porta de entrada para alguma da grande literatura que se fazia por esse mundo fora. E é muito mundo. Pese às vezes as traduções, algumas vertidas da versão francesa ou inglesa. Não me parece ser o caso desta. Existe uma edição mais recente com a chancela "Edições Tinta da China", produzida com um bem torneado gosto estético e encadernação vigorosa, mas cujo preço nos levaria mais de um dia de trabalho a alcançar. Uma outra tradução foi feita com a chancela da "Vega", mas essa nunca tive a oportunidade de sentir ao vivo. Eu gosto bastante desse valente soldado Chveik, diz-nos o autor no prefácio, acrescentando: Ele não seguiu o exemplo do pateta do Eróstrato, que lançou fogo ao templo de Diana para ter o nome nos jornais e nos livros de leitura de primeira classe. Na minha opinião, isso já é muito bom!

Meu caro Jaloslav Hasek, não sabemos em que escola primária andou o senhor, mas não terá sido em Portugal, pois não? Na minha opinião, isso já é muito bom!


 Edição Tinta da China

Nenhum comentário: