março 17, 2013

É a especialidade da casa, mas já não há


Mas a felicidade atinge o cúmulo quando se
persuadem que têm uma nova doutrina.
Erasmo (Elogio da Loucura)

Desliga a sanfona e vamos mas é beber um copo.
M. Naco (Obras incompletas até ver)


Companheiro de luta Relvas, sabemos que tem um plano. Também por isso, há que ser previdente e não dar demasiada corrente eléctrica à rádio televisão portuguesa, deixando-a em pousio, aguardando um assombro de luz viscosa que a incendeie por geração espontânea. O que vemos é um fartote de penumbra televisiva, quatrocentos golpes travestidos de galas, após o tombo temos direito a uma série de furúnculos segregando arredores de ficção, acolá uma tipa fala sobre fumo a sair de uma chaminé, diz que em Roma, e um outro com aroma a alheiras perto de Mirandela, em estúdio um (ia-mos jurar) ser humano dança enquanto entrevista um refugado e ali ao lado um painel de comentadores é revezado por um grupo de babuínos, sem que ninguém note diferença. Depois de tanta seiva um tipo já está a ferrar o dente ao sofá enquanto degusta a obra integral de Rodrigues dos Santos, como penitência.


É verdade, existem dois canais de convívio, fora os internacionais, no segundo estão sempre a aparecer leões, já os adoptámos de cor e salteado, no dia seguinte à sua exibição tornam a aparecer os mesmos leões mas a uma hora diferente, demonstrando-se assim que as suas reacções são sempre as mesmas independentemente da hora, diz que (aquilo) é um documentário, lá estão também as hienas para o provar. Por ali nunca se sabe quando vai aparecer um tipo qualquer de uma universidade privada de Cucujães ou de Santa Comba a debitar sobre os vestígios retardados do tv Rural e dos horizontes da memória, esta homónima de rtp. É verdade que a ausência total de ideias rumina sempre uma pergunta ou duas: que vamos meter entre o documentário dos leões e o 24horas? Quantas noites são, cinco? Mete-lhe um filme por noite e ficam aí cinco noites, cinco filmes. E foi assim que voltaram os filmes ao segundo.  

[tv = x]

6 comentários:

Gerónimo Cão disse...

:)

uma pequena maravilha da literatura inútil - e arredores:)


[os filmes voltaram mas com uma agenda atabalhoadamente merdosa e sem informações precisas no sítio]

Sofia top disse...

boa tarde,

muito bom:)e recomenda-se...



jinhs...

Gabriel Pedro disse...

ei cão:)

mas sem furúnculos, até ver:)

[a semana passada não foi muito mau e nesta temos westerns de culto...mas os gajos não programam, rodam a tômbola ao calhas...é o que sair]

Gabriel Pedro disse...

ei, boa tarde:)

agradecemos a visita e respectivo parecer:)



Anônimo disse...

estou em condições de informar que isto é do melhor que se escreve por posta avulsa...também não quero dizer com isto que estou em concordância...
na totalidade...

J.C. (Coimbra)

Gabriel Pedro disse...

Não sei se estamos em condições de discutir isto com J.[esus] C.[risto], mesmo sendo de Coimbra. Tem dias que não há qualquer descanso:)

volte sempre