fevereiro 01, 2008

Da pastelaria com amor

Faz hoje 100 anos que o El Rei D.Carlos em caleche acompanhado da Rainha e filhos, ali ao Terreiro do Passo, desceu a rua em direcção ao nada. Alguns tiros e tudo terá terminado. Até a Monarquia Constitucional. Coisas para se ler à lareira, sem o Dr. Saraiva por perto. Ou então, ai a porra, na escola, que esta sempre servirá para alguma coisa.

Dois anos volvidos, a 1ª Republica. Seguir-se-iam uns anitos de foge que te apanho. Até ao Sr. Dr. Salazar e sua inclinação senil para nos embalsamar em perpétua ignorância.

Entretanto, na nossa democracia bonsai, onde dois ramitos foram aparados esta semana, esqueço a natinha e os olhos descaídos de sopeirisse mal dormida da assistente de bolo. E peço pão de água, escondendo de soslaio uma trégua. A Sr. Dona Qualquer coisa escuta um hino na rádio confirmando a sua aptidão para todos os registos sonoros. Dois pavões em salmoura lêem o jornal. Ainda assisto à lembrança de um panado, hoje parte integrante da modernidade de pastelaria. Com amor.

Um comentário:

jose ilidio torres disse...

Caro Gabriel Pedro, fiquei fã do teu blog, como qualquer porco fica da sua perna, chutando para longe o aborrecimento de mais um dia de escola, chuvoso ainda por cima.
ler os teus textos está muito bem, só me falta ser anjo, que para barbeiro já tenho o Sócrates, a cortar na minha inteligência, com a mesma navalha que cortou a perna ao porco.